O PPS – Protocolo Prevenção e Saúde

Por Dra Carolina Saran

Inicialmente é importante você saber que eu sempre fui referência em relação aos cuidados de biossegurança e limpeza de meu consultório, sendo inclusive considerada “chata” por isto e dizem até que tenho um TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) por limpeza.

Creio que hoje acham bom isto não é mesmo? 😉

A verdade é que além dos cuidados que já faziam parte da rotina da minha clínica, foram incorporados outros que seguem as normas atuais de proteção ao Covid19. Então gostaria que você soubesse que estará em um ambiente Bio Seguro em nosso consultório.

Dito isto, informo que criei este protocolo como uma forma de oferecer saúde preventiva e atuar em pontos importantes da saúde do Ser Humano que é nosso paciente.

Algumas pessoas sabem, outras não, mas eu sempre procurei agregar valor em meus atendimentos com terapias complementares e para tanto me capacitei em Laserterapia e em Terapia Neural (Odontologia Neuro Focal).

A Laserterapia, creio que todos já ouviram falar e sabem de seus benefícios e para este protocolo utilizarei dois processos:

1 – ILIB (Intravascular Laser Irradiation of Blood)
O laser tem efeito antiplaquetário, analgésico, anti-inflamatório e vasodilatador. “O ILIB melhora a oxigenação e estimula a produção prostaglandina, que diminui a dor, e a serotonina, que geradora de bem estar. O laser ainda auxilia no combate dos sintomas de TPM, estresse, enxaqueca e dores lombares.

2 – Descontaminação com o uso dos Leds Azul e Violeta e Terapia Fotodinâmica se necessário.

Ai me perguntam: Odontologia NeuroFocal, o que é isto?

Em poucas palavras, é uma terapia complementar que, com o acesso a alguns pontos neurofocais localizados na boca do paciente, tem atuação no sistema nervoso central podendo trazer melhoras tanto físicas, como emocionais. Isto porque qualquer desordem nos dentes pode repercutir no corpo físico reduzindo energeticamente a capacidade do mesmo. As áreas de irritação que podem causar sintomas à distância no organismo são chamadas de CAMPOS INTERFERENTES (CIs). São frequentes campos interferentes na boca: dentes infectados, sisos inclusos ou mal posicionados, cistos apicais, que são constantes focos irritativos e que geram patologia à distância.

Depoimento da Dra Lilian Baraldi após uma sessão da Terapia Neural.

Então o PPS será composto por:

1. Profilaxia, efetuada com raspagem de forma manual, sem ultrassom (por questões de restrição ao uso de aerossóis neste momento)

2. Descontaminação com Laserterapia

3. Terapia ILIB

4. Terapia Neural

cirurgia dentária

Lembramos que é muito importante ter o cuidado de higienizar bem as mãos, com os protocolos já divulgados de pelo menos 20 segundos, antes de higienizar a boca, afinal você irá utilizá-las para passar o fio dental, pegar na escova e no higienizador da língua.

Um paciente que tenha contraído uma virose, como a Covid-19 pode ter seu caso agravado, caso a higiene bucal não esteja sendo feita de maneira correta. A boa higienização pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa.

Então, nossa recomendação é que sua atenção com a higienização bucal seja redobrada, inclusive com os dentes do fundo que são mais próximos da faringe, para evitar pneumonia por aspiração. Isto é válido para prevenir quem já tem uma virose e para quem não tem, de agravar infecções pulmonares por uma má higienização bucal.

Lembre-se ainda de trocar a escova de dentes, sempre que estiver se recuperando de alguma infecção para evitar risco de recontaminação.

Outra dica importante é a forma correta de cuidar de nossas escovas dentais e nossos higienizadores de língua, mantendo-os imersos em solução desinfetante, à base de água e enxaguante bucal, para evitar a reinfecção após cada uso.

Embora alertemos sobre extremos cuidados neste período, é importante salientarmos que são procedimentos que devem ser adotados para o resto da vida, já que a qualquer momento as pessoas podem ser infectadas por algum outro vírus.

Claro que o check-up e limpeza, executados pelo cirurgião dentista é de fundamental importância na prevenção de doenças e outros problemas que podem levar à alguma infecção.

Assim que os procedimentos eletivos forem liberados pelo CFO, iniciaremos com este Protocolo. No entanto você pode falar conosco agora para tirar dúvidas ou para uma pré-consulta on-line e também para deixar registrado seu interesse em estar fazendo este protocolo assim que possível.